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10 Dúvidas Sobre Seguro de Automóvel

March 18, 2016

Na hora de contratar um seguro de automóvel surgem muitas duvidas: Qual a diferença entre franquia obrigatória e reduzida? O que é sinistro?  Quando eu preciso pagar a franquia do meu seguro?

Essas são apenas algumas das dúvidas mais frequentes na contratação do seguro de automóvel. Afinal não é só o preço do seguro que deve ser observado, todos os detalhes contam muito para você não ficar na mão quando mais precisa. 

Prestar atenção em todas as clausulas e coberturas, tirar as dúvidas com seu corretor ajuda o segurado a aproveitar todos os benefícios de ter um seguro automóvel que em muitos casos oferece benefícios também para sua casa e até para seu pet ¹.

Para não perder nada que seu seguro oferece e não se preocupar sem necessidade, leia as 10 duvidas sobre seguro automóvel:

1) O que é Franquia? 

Franquia é o valor que o segurado tem que pagar caso necessite fazer reparos no seu veículo após um sinistro ( roubo, furto ou colisão). Esse valor é estipulado pela companhia e pode ser reduzida ou obrigatória. 

2) Qual a diferença entre franquia reduzida e franquia obrigatória?

Quando o seguro é contratado com a franquia obrigatória, o segurado paga 100% do valor estipulado pela companhia caso haja sinistro e precise realizar reparos no seu veiculo. Já no seguro contratado com a franquia reduzida, o segurado paga apenas 50% do valor da franquia estipulado pela companhia, com uma pequena alteração de valor no prêmio. 

3) O que é classe de bônus e onde consigo consultar a minha?

Classe de bônus é um desconto concedido ao segurado pela companhia que vai aumentando de acordo com a boa experiência do segurado. A cada ano de renovação sem sinistros acrescenta-se uma classe de bônus na apólice. Caso haja sinistro o segurado não só deixa de ganhar uma classe de bônus como também perde mais uma, não recebendo o desconto na renovação do seguro. A classe de bônus pode ser verificada na sua apólice atual de seguro. Seguros novos começam com a classe de bônus 0 (Zero). 

4) Se eu mudar de seguradora ou trocar de carro perco minha classe de bônus? 

Não. Só há perda de classe de bônus em caso de sinistro. Fazer a transição do seguro de uma companhia para outra, ou substituir o veículo segurado, não altera a classe de bônus.  Também pode ser feito transferência de bônus para pais, filhos e cônjuge, através de declaração de transferência de direitos e obrigações. 

5) O que é cobertura para terceiros?

Cobertura para terceiros são as coberturas de danos materiais e danos corporais, são os valores de indenização caso o segurado cause algum dano a terceiros, pode ser veículos, muros, portões ou a outras pessoas. Também é possível contratar a cobertura de danos morais, caso o segurado venha a ofender a moral ou dignidade de terceiros envolvidos ou não em acidentes. 

6) Tenho rastreador, meu carro está seguro? 

Apenas para roubos e furtos e nem sempre com 100% de cobertura ². Se houver colisão, com ou sem perda total o valor do veículo não será indenizado. 

7) Todas as vezes que renovar o seguro é preciso fazer a vistoria? 

Não, apenas na primeira contratação é realizada a vistoria ou após sinistros para verificação das boas condições do veículo. Embora as seguradoras possam solicitar a vistoria entre as renovações, não é regra. 

8) Na renovação meu seguro vai ficar sempre mais barato?

Não necessáriamente, vários fatores são levados em consideração na hora de calcular o valor do seguro de automóvel, além da utilização e classe de bônus o modelo do veículo, se tiver uma alta sinistralidade, ou seja, se seu veiculo for de um modelo que é muito roubado, o valor do seguro vai aumentar, momentos de crise como o que estamos passando em que a inflação só aumenta, as seguradoras repassam para os valores dos seguros os aumentos de peças e serviços de seguros.  Na renovação seu seguro só fica mais barato que a contratação de um seguro novo. 

9) Se meu carro for arrastado numa enchente ou cair uma arvore sobre ele, tem cobertura? 

Sim, desde 1960 todos os seguros com cobertura compreensiva tem assistência para causas naturais como enchentes, deslizamentos, quedas de arvores, granizo, ventos fortes e incêndio. 

10) Não quero contratar a cobertura de vidros, retrovisores, faróis e lanternas, posso? 

Poder pode, mas não deve, a contratação dessas coberturas aumenta pouco no valor total do prêmio e faz muita diferença se houver um sinistro e precise realizar algum reparo em algum desses itens. 

Nós da Portugal Corretora de Seguros trabalhamos com transparência e informação, pois somente desta forma conseguimos atender e adequar os produtos as necessidades dos clientes. 

Para solicitar um orçamento preencha o formulário que entramos em contato com você. 

 

¹ Contratando o seguro de automóveis na Porto Seguro você tem direito a uma consulta para seu pet ( cachorro ou gato) numa clínica da rede credenciada Health For Pet. 

² A Porto Seguro está comercializando o serviço de rastreador para quem não quer ou não pode contratar o seguro completo, para mais informações entre em contato. 

 

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